Pages

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Presidente do TCE respeita manifestações, mas prefere não comentar polêmica das indicações

WALDIR TEIS
Da Redação – Katiana Pereira
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Júlio Teis, decidiu não comentar a polêmica e questionamentos sobre as possíveis indicações para a vaga de conselheiro daquela Corte. Uma nova vaga será aberta com a aposentadoria anunciada de Humberto Bosaipo, conselheiro que está afastado das funções por determinação da justiça, por envolvimentos em atos de improbidade administrativa.
Conforme a assessoria de imprensa do TCE, Teis respeita, mas prefere não opinar, sobre os questionamentos e manifestações contra os nomes que já foram ventilados para atuação no Conselho, entre eles dos deputados José Riva (PSD) e Gilmar Fabris (PSD). Teis garante que não recebeu nenhuma indicação formalmente e por esse motivo ainda é temerário tecer opiniões.
Sindicatos de servidores ativos e aposentados do TCE já divulgaram que estão se articulando para atos e manifestações contra o atual critério de escolha dos conselheiros. As associações cobram um posicionamento dos deputados, governador e também do presidente do TCE, para que observem e respeitem todas as exigências constitucionais para a escolha do novo conselheiro, considerando ser indispensável um processo público e transparente.
“Não queremos que a escolha saia da Assembleia. O que estamos reivindicando é que a forma de escolha seja mais justa, com transparência  e não colocando apenas os conselheiros que agradam aos deputados. A melhor forma é a sabatina”, defendeu o presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE (Audipe), o auditor Vander da Silveira Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário