Pages

sábado, 20 de dezembro de 2014

MESA DIRETORA Guilherme Maluf perde apoio

Laura Nabuco, repórter A Gazeta

Apesar de ainda contar com o voto da maioria, a chapa à eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encabeçada pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) não tem o aval do governador eleito Pedro Taques (PDT). O pedetista oficializou apoio ao bloco de 11 deputados, que deve ser liderado por Emanuel Pinheiro (PR) ou Eduardo Botelho (PSB).
A posição foi confirmada durante um jantar realizado na casa do socialista nesta quinta-feira (18). O governador eleito não ficou até o final, mas foi representado pelo futuro secretá- rio da Casa Civil, o advogado Paulo Taques.
Na mesma noite, Maluf também ofereceu um jantar aos deputados da futura bancada de oposição - com exceção de José Domingos Fraga (PSD) e dos republicanos Emanuel Pinheiro, Ondanir Bortolini, o Nininho, Sebastião Rezende e Wagner Ramos -, além de cinco parlamentaresda base governista.

Entre deputados aliados a Taques, mas que defendem Maluf está Zeca Viana (PDT), que ainda acredita na possibilidade de convencimento do governador eleito. Seu argumento é o de que uma composição com o bloco até então adversário seria mais benéfica ao próximo governo do que o apoio a uma candidatura puramente governista.
“Ele (Taques) vai precisar apresentar projetos que não vão ser bem encarados por parte da sociedade e pela própria classe política. Nós vamos precisar dessa maioria. Se não tiver esse apoio, não vai passar pela Assembleia”, defende.
O principal entrave para que Taques apoie a candidatura de Maluf, no entanto, seria uma questão pessoal. Isso porque o tucano vem se articulando para ter o republicano Mauro Savi como primeiro-secretário. Savi já ocupa este cargo na AL e sua candidatura estaria contando com o apoio do atual presidente da Casa, o deputado estadual José Riva (PSD). Além disso, Botelho e Emanuel têm relação estreita com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), aliado de primeira hora do pedetista.
Do outro lado, por sua vez, o apoio do governador eleito vem sendo considerado como uma vantagem, apesar de o grupo ainda ser menor. Para atrair mais apoiadores, durante o jantar na casa de Botelho, ficou acertado que os cargos da Mesa ficariam à disposição. Por conta disso, Emanuel Pinheiro ainda não está garantido no posto de presidente, da mesma forma que Botelho também não se confirmou como candidato a primeiro-secretário, como chegou a ser cogitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário