Pages

domingo, 21 de dezembro de 2014

QUEBRA DE DISCURSO Zeca quer apoio de Taques a Maluf-Savi

zeca-pedro

O deputado Zeca Viana (PDT), interlocutor do grupo governista, afirma que vai trabalhar nos próximos dias para convencer o governador eleito Pedro Taques (PDT) a apoiar a chapa encabeçada pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB) na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Conforme o pedetista, diante dos resultados das urnas, em que os partidos coligados a Taques fizeram a minoria no Parlamento Estadual, o importante para o governador eleito é aliar aos demais deputados, defende Zeca. 
Ele conta que o grupo de Taques está dividido na eleição da Mesa. O parlamentar contabiliza, até o momento, cinco votos para Maluf e seis para o deputado eleito Eduardo Botelho (PSB), dentro dos onze parlamentares da base de apoio do governador eleito. 
No total Zeca contabiliza 13 votos para Maluf, enquanto Botelho teria 11 votos. A mesma conta fez, na semana passada, o ex-prefeito de Juara e deputado estadual eleito Oscar Bezerra (PSB). 
Mesmo com a divisão e as diferenças que existem entre os dois grupos, Zeca acredita que seja possível que os parlamentares estejam unidos na eleição da Mesa. Segundo ele, para isso, Pedro Taques deve entrar em ação e articular a união dos dois grupos. 
Zeca destaca que o consenso é importante para garantir a governabilidade no primeiro mandato de Taques. Segundo ele, é muito importante que o governador pedetista tenha o apoio de boa parte dos membros da Casa porque projetos importantes devem ser apresentados na próxima legislatura. 
Segundo ele, entre os projetos de Taques está o da reforma administrativa, que deve ir contra o interesse de alguns deputados, responsáveis pelas indicações de quem ocupa essas vagas. Além disso, alguns projetos impopulares devem ser apreciados pelos parlamentares. 
Além disso, Zeca elenca que tem coisas no próprio Legislativo que dependem de uma união de forças dos parlamentares, e que a divisão não favorece essas questões internas. 
Na noite desta quinta-feira (18) foram realizados dois jantares em Cuiabá. Ambos tinham como prato principal a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. 
O grupo que apoia Maluf foi para a casa do tucano e as conversas se estenderam madrugada adentro. O tucano tenta uma dobradinha com o atual primeiro-secretário da Casa, Mauro Savi (PR). 
O outro jantar, por sua vez, ocorreu na casa de Eduardo Botelho. Na ocasião, os 11 parlamentares lançaram a candidatura do socialista, tendo o deputado Emanuel Pinheiro (PR) como candidato a primeiro-secretário da Casa de Leis. 
O PR é considerado a noiva da vez no processo de escolha da nova mesa diretora. A legenda tem problemas internos, o que ocasionou a divisão entre os deputados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário