Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

“Taques não é dono do Estado”, diz Riva

Para o deputado, a declaração do pedetista é inoportuna e adiantou que ela irá se declarar suspeita para analisar as contas do chefe do Executivo.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, José Riva (PSD), rebateu as críticas feitas pelo governador eleito Pedro Taques (PDT) sobre a indicação da esposa do parlamentar, Janete Riva (PSD), para ser conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Para o deputado, a declaração do pedetista é inoportuna e adiantou que ela irá se declarar suspeita para analisar as contas do chefe do Executivo.

Além disso, Riva aproveitou para alfinetar Taques ao declarar que ele e sua família nunca trabalharam para retaliar ninguém e destacou que Taques é o governador e não dono do Estado.

"A Janete já havia dito que se ela fosse indicada, por questões éticas, ela se declararia suspeita para julgar as contas do Pedro. Esta preocupação não existe porque nunca trabalhamos pensando em retaliar alguém. Quero que Mato Grosso vá bem. Agora acho que o Pedro é governador e não dono do Estado. Ele teve 34% dos votos de Mato Grosso, 58% dos votos válidos, e vamos torcer para ele fazer um bom governo", afirmou.

Taques chegou a considerar absurda a indicação de Janete para o TCE/MT e destacou que os requisitos constitucionais não estão sendo respeitados. Um deles seria a questão de reputação ilibada, além da ausência dos conhecimentos necessários para o cargo.

Riva por outro lado rebate e reafirma que a esposa tem 17 anos de vida pública com experiência em gestão e é uma pessoa ilibada. Além disso, ele afirmou ainda que a Assembleia nunca deu palpite na indicação do governador e agora a vaga cabe ao Parlamento fazer e precisa ser respeitada.

"A indicação é da Assembleia e o Legislativo cuida do rigor e até que se prove ao contrário a Janete é uma pessoa ilibada, não há nada que depõe contra ela. Não há nada que possa impedir a ida da Janete, senão a própria Assembleia ou uma decisão judicial, que a gente respeita", ressaltou.

Outro que rebateu as declarações de Taques foi o primeiro-vice-presidente Romoaldo Junior (PMDB), que destacou que a eleição já passou e os dois lados precisam descer do palanque. Para ele, a Janete tem uma história política de funcionária pública, liderança e sempre se destacou nos cargos ocupados por ela como os de secretária de Estado e presidente da Sala da Mulher.

"Ele (Taques) tem direito de se expressar, mas também tem de ter o conhecimento do currículo dela, e tenho certeza de que ela fará grande trabalho no TCE. A eleição passou, os dois lados têm que pensar no Estado e descer do palanque tanto PSD e PDT", finalizou Romoaldo.

A indicação de Janete Riva terá de passar pela sanção do governador, mas isto deve ocorrer até a próxima semana, portanto ficará para Silval Barbosa (PMDB) referendar o nome da esposa do deputado, que poderá ser a primeira mulher a ocupar um cargo de conselheira no TCE.
Autor: DIARIO DE CUIABÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário