Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Walter é o 2º a perder a vida no exercício do mandato

Na história recente de Mato Grosso, o apresentador Walter Rabello (PSD) foi o segundo deputado estadual a falecer no exercício do mandato. Em 1998, Jorge Antônio de Abreu (PMN) morreu vítima de um acidente aéreo.


O parlamentar estava em plena campanha eleitoral na tentativa de se reeleger deputado estadual por Mato Grosso. Na oportunidade, Abreu saía de Jauru a caminho de Comodoro (oeste) quando ocorreu a fatalidade.


O avião que o transportava caiu a 600 metros da pista, após a decolagem, de uma altura aproximada de 300 metros, pegando fogo. Na sequência, houve uma forte explosão.


No acidente com a aeronave monomotor Corisco, prefixo PT-NQG, também faleceram o presidente regional licenciado do PMN, Ronald Borges, 42 anos, candidato a segundo-suplente de senador pela Frente Cidadania e Desenvolvimento, e o piloto João Figueiredo Filho. A decolagem do monomotor Corisco estava prevista inicialmente para as 7h30. Porém, Abreu e Borges só conseguiram se liberar uma hora depois. Segundo testemunhas, o avião decolou de forma "estranha", contra o vento, em direção às montanhas. Depois, perdeu altitude e caiu, bruscamente. Já em chamas, em poucos minutos explodiu.


Os corpos dos passageiros foram carbonizados. O parlamentar deixou mulher e três filhos. Assim como Rabello, seu velório ocorreu no saguão da Assembleia Legislativa.


O social-democrata faleceu na última quarta-feira (10) vítima de uma parada cardíaca em decorrência de uma hemorragia digestiva causada por uma úlcera gástrica. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao pronto-socorro, mas não resistiu. O parlamentar deixou a esposa e cinco filhos.


O parlamentar ingressou na vida política em 2000, quando tentou sem êxito se eleger vereador em Cuiabá. Entretanto, nas eleições seguintes, em 2004, Walter Rabello se elegeu, pelo PMDB, o vereador mais votado da história de Cuiabá, com mais de oito mil votos.


Depois de dois anos, Rabello se candidatou a deputado estadual e mais uma vez marcou história, tornando-se o segundo deputado mais votado no Estado e o mais votado de todos os tempos em Cuiabá, com mais de 70 mil votos.


Em 2008, porém, Rabello teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), sob a alegação de infidelidade partidária, já que em março do mesmo ano o parlamentar havia trocado o PMDB pelo PP, sob uma legislação que à época permitia mudar de partido.


Walter Rabello, sem se desanimar, começou de novo. Pelo PP, buscou a reeleição em 2010, onde obteve 18.696 votos. Nas eleições deste ano (2014), Rabello foi reeleito deputado estadual com 27.232 votos.


Ele tomaria posse em 1º de janeiro. O social-democrata também é o segundo parlamentar a falecer prestes a assumir um novo mandato. Em 1986, após vários anos afastado da política, Augusto Mário Vieira reconquistou o mandato de deputado federal e já tinha sido escolhido pelo então governador eleito Carlos Bezerra para ser o líder do Executivo na Casa de leis quando veio a falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário