Pages

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Zeca Viana PDT. Essa tática parece que não deu certo. As movimentações de Zeca Viana deixam claro que ele é a viúva mais chorosa de José Riva.

Viúva de Riva

Antero Paes de Barros 
DA REDAÇÃO
A facada nas costas do governador Pedro Taques veio de onde ele menos esperava. O deputado Zeca Viana, simplesmente o presidente do PDT, ignorou os apelos do Palácio e, nas últimas horas tem dedicado boa parte do seu tempo para correr atrás dos apoios de Riva, que não vota na futura mesa, mas continua líder dentro da AL e de Mauro Savi, o secretário que não servia para Maluf e agora é o principal articulador de Zeca Viana.

O que intriga nessa história é que o principal compromisso do governador do PDT é com a mudança em Mato Grosso e Zeca Viana se coloca como um verdadeiro apóstolo do passado, a defender o continuísmo de uma política que foi rejeitada nas urnas.

O comportamento de Zeca Viana fica mais incompreensível porque é anunciado exatamente no instante em que a articulação política das forças que elegeram o governador convenceram Guilherme Maluf a se eleger com os amigos da campanha e não fosse usado como instrumento para manter o status quo na Assembleia Legislativa.

Zeca Viana sinaliza claramente para a sociedade que não quer mudança nenhuma. Que tem compromissos com o passado. Que quer preservar, ou não deixar punir os erros cometidos pela Mesa Diretora na gestão Riva e Mauro Savi. Que não tem compromissos sequer com o PDT, pois sua atitude é a primeira tentativa concreta de desmoralizar o discurso do governador Pedro Taques e impedir, no âmbito do legislativo, quaisquer mudanças.

Quais os benefícios que o deputado Zeca Viana pode ter recebido na gestão Riva e Mauro Savi, a ponto de fazê-lo trair e romper com o governador do seu partido? No instante em que Riva se despede da política, por ser considerado inelegível, o presidente do PDT dá demonstrações de que a viuvez política da sua ausência será muito sentida.

Com sua atitude, Zeca Viana sepulta seu discurso moralizador e demonstra que, na verdade, durante seu mandato ele esteve atuando em cumplicidade com a gestão de Riva e Savi. O posicionamento de Zeca só pode ser compreendido, como o de alguém que não pretende permitir qualquer investigação sobre a mesa diretora passada. Mesmo quando ele estava apoiando Guilherme Maluf, o fazia com o anúncio de que a vitória seria melhor, se contasse com o apoio de Riva e Savi. Pior em tudo isso é que ele queria convencer que era melhor para o governo e o governador.


Essa tática parece que não deu certo. As movimentações de Zeca Viana deixam claro que ele é a viúva mais chorosa de José Riva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário