Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Diretor do maior portal de combate a crimes relacionados à criança e adolescente, defende união de esforços contra pedofilia em Cuiabá

 ATIVISTA PEDE MAIOR ADESÃO À 
CAMPANHA CONTRA A PEDOFILIA: 
"PRECISAMOS 
JUNTAR MAIS GENTE"

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, defende uma união de esforços entre as lideranças do município de Cuiabá para o combate à pedofilia na capital. 

“Temos ao mesmo tempo um sentimento de alegria, pela mobilização que reúne os esforços de toda a sociedade, e de tristeza, pelas estatísticas”, disse o diretor. 

Segundo o ativista, 450 crianças e adolescentes vítimas de crimes, a maioria abuso sexual, recebeu acolhimento na Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, em 2012. As vítimas passaram por entrevistas com a equipe multidisciplinar, que auxilia no processo de coleta de informações para as investigações da unidade policial. 

Em 2012, a equipe multidisciplinar, composta por um psicólogo, uma assistente social e uma pedagoga, realizou 814 atendimentos a crianças, adolescentes, pais e responsáveis. Por natureza, a equipe conversou com 185 vítimas de suposto estupro de vulnerável; 6 estupros; 66 por maus tratos ou negligência; 58 lesão corporal, entre outros casos denunciados à Delegacia. Além do atendimento de 329 pais ou responsáveis. 

Espero receber o apoio do  prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes,
 da primeira dama Virginia Mendes
Com apoio dos relatórios elaborados, 26 agressores tiveram autoria confirmada em violência cometida contra criança, mais da metade, crimes sexuais. As prisões foram efetuadas em 2012, em investigações conduzidas pela Deddica, que também finalizou o procedimento de 60 homens presos em flagrantes lavrados no plantão da Capital, totalizando 86 presos ao logo de 2012. 

Segundo a ONG MT Contra a Pedofilia pesquisa feita pela entidade mostra que, a cada 15 segundos, uma criança é abusada no Brasil.


Vamos propor um pacto no combate a
pedofilia”,espero receber o apoio do
presidente da Câmara Municipal de Cuiabá,
vereador João Emanuel (PSD)
Para a delegada titular da Deddica, Alexandra Fachone, as investigações de violência contra crianças e adolescentes são munidas de cuidados e por isso acabam sendo também mais demoradas. São feitos estudos psicossociais, laudos periciais e depoimentos de testemunhas, para que não haja dúvidas da prática do crime e o Ministério Público possa oferecer a denúncia com toda a convicção da autoria. “Quando se trata de criança, o inquérito é mais complexo, precisa de muitos documentos”, declara. 

Os casos mostram, além de abuso sexual, violência psicológica, violência física e exploração sexual. Segundo o diretor, João Batista de Oliveira, o processo acelerado de desconstrução da família brasileira é um dos principais responsáveis pelo surgimento da dependência de drogas, a prostituição infanto-juvenil e a pedofilia. 

O ativista lamentou que parte da sociedade não se empenhe no combate à pedofilia. "Estamos fazendo a nossa parte. Faltam-me recursos, pessoas para fazer o trabalho. Por mais que me esforce e lute, precisamos juntar mais gente. Depois que acontece o abuso, não adianta reclamar, porque a justiça é lenta e a delegacia é sucateada", afirmou. "Se a população não se unir, o Brasil vai continuar batendo recorde [em casos de pedofilia]." 

Para mobilizar as próprias crianças e adolescentes, além da sociedade e o governo, a direção do portal Todos Contra a Pedofilia MT realiza a campanha Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia. “A idéia é difundir o tema para alertar sobre a importância da denúncia no combate a esses crimes, e na capital vamos propor um pacto no combate a pedofilia”, espero receber o apoio do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador João Emanuel (PSD) e da Janaina Riva, do secretario de assistência social José Rodrigues Rocha Júnior, do secretario de educação Gilberto Figueiredo e prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, da primeira dama Virginia Mendes, precisamos nos unir para combater esse que é o grande mal da humanidade finalizou, João Batista.

João Batista de Oliveira
Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia
Contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário