Pages

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Maggi retorna ao Senado e faz homenagem ao poeta Manoel de Barros

Blairo-Maggi-discurso
Após ser um recesso para recuperação de uma cirurgia no intestino, o senador Blairo Maggi (PR) retomou as atividades parlamentares nesta terça-feira (25) no Senado Federal. Conforme a assessoria de imprensa de Maggi, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA), o parlamentar prestou justa homenagem ao poeta cuiabano Manoel de Barros, que faleceu na última semana (13).
“Eu não poderia deixar de registrar aqui uma homenagem ao grande poeta brasileiro, Manoel Wenceslau Leite de Barros, que faleceu no período em que eu estava ausente desta Casa, por licença médica,” disse o senador Blairo Maggi.
Para Blairo, o poeta que recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis, deixa saudades, mas, sobretudo, deixa um riquíssimo acervo da poesia brasileira.
Manoel de Barros era mato-grossense, nascido em 19 de dezembro de 1916 no Beco da Marinha, em Cuiabá. Sua originalidade constava na junção da natureza com a linguagem. Coisas de uma nobre alma pantaneira, simples, densa, e que não gostava de holofotes.
Fecho minha homenagem com um trecho onde Barros, com propriedade ímpar, se descreve, e muito nos ensina. “Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que os mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: amo os restos. Como as boas moscas”, lembrou Blairo durante reunião da CMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário