Pages

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Taques apresentará novos nomes

Por: Diário de Cuiabá
O senador e governador eleito Pedro Taques (PDT) deve anunciar nesta semana mais quatro nomes que devem compor o primeiro escalão de sua equipe de governo.
O pedetista sinaliza que já estão em fase final as análises dos nomes dos comandantes da Saúde, Educação, Segurança e Meio Ambiente.
Na última semana o governador eleito analisou o trabalho feito pela Fundação Dom Cabral, que fez um estudo sobre a formatação do novo governo.
A ideia de anunciar os novos secretários faltando quase um mês para a posse se dá por conta da necessidade de grandes ajustes que as pastas devem enfrentar nos primeiros meses da gestão.
Taques já falou na necessidade de enxugar a máquina pública e indicar pessoas técnicas para os cargos de confiança.
O pedetista também falou que Saúde, Educação e Segurança serão prioridades neste primeiro mandato.
As pastas serão as únicas que não devem sofrer cortes no orçamento do próximo ano.
A indicação do nome para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) se dá por conta da promessa do pedetista de tornar o Estado um indutor e não um atrapalhador do agronegócio.
Taques deve prestigiar o setor por conta da representatividade no Produto Interno Bruto.
Os últimos estudos apontam que 70% da riqueza gerada no Estado vem do agronegócio.
Além disso, Mato Grosso desponta como o segundo Estado que mais exporta e ajuda a manter o superávit da balança comercial.
APOSTAS - Nos bastidores, muitos nomes são cogitados para comandar as quatro pastas.
Taques sinaliza com a possibilidade de escolher o diretor-executivo da Unimed, Paulo Brustolin, como o secretário de Saúde. Entretanto, seu perfil técnico cabe também para estar à frente de outra pasta.
Em reunião na última semana com o setor madeireiro Taques pediu um voto de confiança para o nome que deve indicar ao comando da Sema.
Na equipe de transição, quem coordena os trabalhos de coletas de dados na secretaria é a advogada Ana Flávia Aquino, que é mestre em Direito Agroambiental.
Na Segurança Pública, ao que se sabe até o momento é que o promotor de justiça do estado de Minas Gerais (MG), Fábio Galindo Silvestre, sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), deve compor a equipe.
Educação ainda segue em segredo. Mas todas as indicações do primeiro escalão devem seguir os critérios técnicos adotados pelo pedetista. Nos últimos sete anos, a pasta de Educação foi comandada pelo PT e Taques foi um dos críticos da postura do atual governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário