Pages

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Inovação e Pioneirismo - Vereador propõe a criação de Unidades Rápidas de Atendimento com Motociclistas no caso de acidentes em Várzea Grande

Projeto Autorizativo - Uso de motocicletas no atendimento a acidentes, De janeiro a outubro de 2014, 128 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito na Grande Cuiabá. O número é considerado preocupante pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, que registrou mais de 2,8 mil ocorrências de acidentes de trânsito em Cuiabá e Várzea Grande, de janeiro a agosto deste ano.

O vereador Nilo Campos líder de bancada do (PV) vai propor um projeto pioneiro e inovador que dispõe sobre a realização de atendimento móvel de saúde com motocicletas, denominadas Unidades Rápidas de Atendimento por Motociclistas (URAM), em situações de urgência e emergência. 

A justificativa é iniciar os primeiros-socorros antes da chegada de ambulâncias de suporte avançado. Para isso, as motos deverão portar desfibrilador externo automático, ventilação mecânica, acesso venoso e medicamentos que serão manuseados por enfermeiros ou técnicos de enfermagem do quadro público municipal de servidores.

Mapeamento de acidentes de trânsito mostra incidências:

O primeiro mapa de zonas quentes de trânsito foi elaborado pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e irá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para redução dos índices de mortes violentas em vias públicas de Cuiabá e Várzea Grande. 

De janeiro a 31 de outubro de 2014 ocorreram 61 mortes no trânsito de Cuiabá e 67 pessoas morreram em decorrência de acidentes nas vias públicas de Várzea Grande.
A coleta de dados por meio de coordenadas geográficas foi realizada pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, durante o atendimento das ocorrências de acidentes do mês de outubro.

O mapa mostra a espacialização e densidade de 168 locais de ocorrências de trânsito com vítimas, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Os policiais coletaram informações de 206 pontos, sendo que 38 não tinham coordenadas geográficas e 4 apresentaram pequena margem de erro dentro do aceitável.

Os pontos com incidência de acidentes foram classificados por cores em: baixo, moderado, médio, alto e muito alto. As Avenidas Fernando Correa da Costas e Beira Rio são as localidades com maiores registros de acidentes no mês, alcançando pontuação alta e muito alta, em alguns trechos.

O delegado titular da Deletran, Christian Alessandro Cabral, disse que a visualização dos pontos de ocorrências ajuda a entender os acidentes e trabalhar as causas por meio de medidas de ação. "Estamos vendo onde estão os acidentes e junto com os órgãos de trânsito podemos buscar adotar medidas para reduzir os índices nas áreas de maior violência", disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário