Pages

segunda-feira, 16 de março de 2015

RDNEWS - Conselheiro Antonio Joaquim integra time de articulistas do Blog com artigo toda 4ª

 
O produtor rural e conselheiro do Tribunal de Conta do Estado há 15 anos Antonio Joaquim é o novo articulista do Blog do Romilson, vinculado ao portal Rdnews. Passa a escrever artigo exclusivo toda quarta-feira. Ele recebeu o convite e prontamente aceitou a proposta. O contrato anual foi formalizado nesta segunda em reunião entre o diretor-geral do portal, jornalista Romilson Dourado, e Antonio Joaquim. Até agora, o espaço da coluna de quarta era reservado ao professor Vinícius de Carvalho, que escreveu artigos inéditos por mais de três anos. A ele os nossos agradecimentos pela colaboração.
antonio joaquim blog
O conselheiro do TCE-MT e novo colunista Antonio Joaquim e o diretor-geral do Rdnews Romilson Dourado
Aos 59 anos, Joaquim é considerado um dos conselheiros mais linha-dura do Pleno. E, antes de ser nomeado para atuar no controle externo das contas públicas, acumulou vários anos de experiência na vida pública, tanto em cargo eletivo como de secretário de Estado.
Nos idos de 1974, Antonio Joaquim já militava no velho MDB em Barra do Garças. Em 85 se filia ao PDT, numa solenidade no Rio de Janeiro, conduzida na época pelo então governador Leonel Brizola. Se torna responsável por formar diretórios da legenda no Vale do Araguaia e, em 86, conquista cadeira de deputado estadual. Em 90, tenta a reeleição e não obtém êxito, no mesmo ano em que Dante de Oliveira é o mais votado à Câmara Federal, mas fica de fora porque os votos da coligação não atingem o quociente eleitoral.
Em 92, Joaquim retorna à Assembleia e, dois anos depois, se elege deputado federal. Vem a ser secretário de Infraestrutura (96/97) do governo Dante. No pleito de 98 reconquista vaga de federal, já pelo PSDB, e volta ao primeiro escalão do governo, desta vez como secretário de Educação, onde permanece de fevereiro de 1999 a abril de 2000, quando abandona a vida pública para ocupar o cargo de conselheiro.
No TCE, já foi presidente, vice e corregedor. Atuou também como vice (2010/2011) e presidência (2012/2013) da Associação Nacional dos Conselheiros dos Tribunais de Contas. É um defensor intransigente do projeto pela criação do Conselho Nacional dos TCEs. A proposta, pronta para votar, enfrenta resistência interna.
Expectativa
colunistas março 2015
Colunistas que escrevem artigos semanalmente, cada um em área específica e com diferentes abordagens
Sobre a experiência de escrever semanalmente neste espaço, integrando o time de sete articulistas, Antonio Joaquim observa que, enquanto estiver na ativa como conselheiro, tem consciência das limitações impostas pelo cargo. Não pode opinar sobre assuntos relacionados a questões político-partidárias e também sobre processos em trâmite no TCE. Fora isso, espera contribuir com os leitores/internautas, abordando temas que estimulem a busca do o controle social. E com foco nas ações do próprio TCE. "Não há na República uma instituição com tantas informações de gestão pública como no Tribunal de Contas. E essa matéria-prima precisa ser trabalhada. É preciso a gente destrinchar gastos, orçamentos. E tudo isso está disponível e precisa ser maximizado".
Para o novo articulista, "um dos problemas no Brasil é a indiferença e o analfabetismo". Cobra maior participação do cidadão nos debates. Defende boa gestão, combatendo desperdícios e má administração, para quem pode ser maior do que a corrupção em si. "Nosso objetivo é lutar para que os serviços públicos funcionem".
http://www.rdnews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário